Casamento na praia – guia prático para convidados

Casamento na praia – guia prático para convidados

Quando vem o convite para casamento na praia surgem várias dúvidas. Às vezes os convidados ficam tão perdidos que não sabem como começar a se organizar para o acontecimento.

Se os noivos buscaram um lugar diferente do tradicional para sua cerimonia, é porque querem que os convidados vivenciem o casamento de modo diferente. Se você já casou, com certeza sabe quanto sonho vem junto com uma festa de casamento. E sabe também, que no planejamento os noivos dividem várias paixões com os convidados. Neste caso, os noivos vão dividir a paixão pelo clima do verão, mar, praia, comidinhas especiais e tantas outras coisas.

Primeiras providências
Se você recebeu o “save the date”, aguarde o convite. Se você recebeu o convite, entre no site do casamento.
No site, os noivos normalmente colocam informações fundamentais sobre local. Muitas vezes já colocam opções de hotel e pousadas na localidade, além de passeios disponíveis, formas de chegar até o destino. E isto já vai facilitar bastante as buscas pelo local de estadia. Caso eles não tenham feito uma busca no local e essas informações não estejam no site, você pode buscar opções online.
Você também pode agendar com outros amigos convidados de alugarem uma casa juntos próximo à festa, assim garantem a diversão nos dias que permanecerem no local além de dividir despesas.

Trajes
Talvez este seja o assunto que mais levanta dúvidas.
A dica em qualquer evento é sempre a mesma: olhe o convite.
O convite dá o tom do evento. Se o convite é formal e tem formato tradicional, já sabemos o que esperar do casamento.
Verifique o local onde ocorre o casamento, se for um clube na praia e o convidado não terá contato com areia, vamos utilizar as regras de vestimenta que usaríamos para o casamento se acontecesse num salão de festas habitual.
A escolha de traje mais acertado para casamentos formais e requintados é o chamado: passeio completo.
Dica especial para os trajes passeio completo na praia:
escolha tecidos finos, porém leves, que se adaptam ao calor e não te façam sofrer.
Os homens podem optar por ternos com tecidos especiais que transpiram e tecidos térmicos que dão a sensação de frio (mesmo no calor). As mulheres, por tecidos fluídos e cortes como o evasê que permite curtir a festa com conforto.
Para homens, o traje deve ser composto de terno e gravata. O colete pode fechar o visual.
Para os estilosos, os detalhes fazem a diferença, mas existem regras básicas para a elegância.
– A preferência é que o cinto e o sapato sejam da mesma cor;
– O sapato é social, em couro ou verniz. Meias longas e que combinam com o sapato ou com a roupa;
– O relógio com pulseiras em couro ou metal;
– Se não for padrinho, pode usar um lenço para compor com a gravata ou com a camisa (caso use lapela o visual fica com muita informação).

Traje passeio completo masculino.

 

Para as mulheres, o traje é composto preferencialmente por vestidos longos de tecidos especiais, como o crepe, o chiffon, organza, seda, renda, musseline, os bordados e até lurex.
Nos detalhes, uma pequena bolsa de mão estruturada e salto alto. No caso da cerimônia ser pé na areia, você deve trocar o salto fino por um salto tipo anabela ou, ainda, sandálias de pedrarias mais baixas.
Em tempos modernos, o vestido midi e o curto são aceitos, apesar de não fazerem parte do dress code quando falamos de treje passeio completo. Se escolhidos numa modelagem mais sofisticada e o tecido for fino, deixam a convidada elegante como a festa pede.
Estampas são sempre aceitas e estão em alta. Lembre-se sempre de um detalhe: pergunte para a noiva a cor dos vestidos das mães (do noivo e da noiva), o ideal é que estas cores são sejam replicadas pelas demais convidadas da festa.
NUNCA, NUNCA, NUNCA, use branco ou cores similares a esta em casamentos (já falei sobre isso aqui). Salvo se for um pedido da própria noiva.

 

Nos casamentos com um toque mais informal, próximo da praia, pé na areia, já podemos mudar o estilo nos trajes e adotar o esporte fino.
Sabendo que os noivos estão caprichando na decoração, na comida, nas bebidas desta recepção, você também vai caprichar na escolha do traje.
Os homens, no esporte fino, podem dispensar o terno e a gravata. O blazer pode entrar no lugar do terno, uma camisa mais ajustada, uma calça bem cortada. Sapatos menos formais como mocassins e também sapatos sem meia aparente.

 

 

Fugindo do tradicional, trocando o terno pelo suspensório. Foto: modamasculina.inf.br

 

Para as mulheres vestidos longos, midi e os curtos mais comportados estão de acordo. Nos tecidos, convém apostar ainda nos mais formais, como crepe ou linho, ou combinar com chiffon ou seda, contendo alguns brilhos e bordados, mas em menor quantidade. Nos pés, sandálias de altura média e tiras finas, talvez um salto que traga mais conforto para chão de grama, se for areia, sandália baixa e de tiras finas também cai bem.

 

 

Num casamento informal, a escolha do traje fica mais livre.
É dispensado o uso de terno e gravata. Mas pode manter a calça e camisa social, e o cinto combinando com o sapato.
Outra aposta é a da calça de sarja com camisa social. O uso da calça slim com barra dobrada, e camisa de linho traz estilo.
Nos pés, sapatos tipo mocassins ou slippers podem ser usados.

 

 

As mulheres tem maior liberdade de escolha nas peças. Vestidos midi e curtos, assim como um macacão de alfaiataria e calça pantalona. Nos tecidos, podemos manter as mesmas escolhas do traje esporte fino e continuar investindo nos estampados. Nos pés, é permitido usar sandália com salto de altura média ou nada de salto, palavra de ordem é conforto, mas sempre com um toque de glamour.

 

Serviços
Então já definimos onde vão se hospedar e com qual roupa vão ao casamento. Faltam os detalhes finais.
As mulheres, podem perder o sono quando o assunto é o cabelo e make. Já que você provavelmente não tenha um profissional de sua confiança naquele local. Verifique antes se a noiva colocou no site alguma indicação de local onde você possa se arrumar na cidade.
Outra saída é buscar na internet um espaço de salão mais conhecido que possa te atender. Lembre-se sempre de verificar comentários nas redes sociais dos próprios profissionais e do salão.
Outra opção é procurar um profissional local que possa atender várias pessoas ao mesmo tempo, assim você se arruma junto com outras convidadas, matam tempo juntas e podem conseguir um valor promocional pela quantidade de atendimentos.
Só não se esqueça de avisar o profissional em quantas convidadas estão, mandar as referências de cabelo e make para cada uma e dizer que horas necessitam estar prontas. Assim ele pode ver qual tamanho da equipe necessário e quantas horas ele vai precisar para arrumar todas as convidadas sem atrasos.

Dicas finais
– Sempre entrem no site do casamento. Vejam o local, confirme a presença e sigam as outras instruções dadas pelo casal.
– Tentem sempre chegar antes do dia do casamento para evitar correrias e pegar estrada. Se for impossível chegar antes e precisar fazer a viagem no mesmo dia do casamento, faça a previsão do tempo de duração da viagem e chegada até o local e saia com tempo hábil para fazer o trajeto sem pressa e atropelos.
– Arrume a mala com calma e verifique a previsão do tempo. Separe tudo que vai utilizar na festa e também roupas para o tempo certo que pretendem permanecer no local, sem exageros.
– Se a residência escolhida não for um hotel, lembre-se que você vai precisar de mantimentos e terá outras necessidades para uma estadia confortável na casa alugada.
– Não deixe tudo para a última hora. Com certeza as opções de hospedagem mais próximas ao local do casamento podem se esgotar. Com tempo você pode se programar para curtir essa viagem, reservar os profissionais que podem te auxiliar no dia com hair e make, garantir a boa escolha na estadia e evitar custos maiores de última hora.
– E como já disse alguém por ai: nunca deixe de usar o filtro solar.

*Todas as imagens que ilustram este texto foram retiradas do google e pinterest.

Sobre a Autora

Anne Dal Ponte
Oi eu sou a Anne. Há mais de 15 anos, me apaixonei pelo mundo dos eventos e busquei na graduação a experiência que precisava para trabalhar na área. Passei algum tempo produzindo formaturas e outros eventos e pouco tempo atrás escolhi trabalhar de forma diferente. Hoje trabalho cada evento de forma única, á frente da minha empresa consigo dar atenção aos clientes e atender as necessidades de cada um de forma diferenciada.

CONQUISTAS



0

LIKES

0

EVENTOS

0

SORRISOS

0

FALARAM SOBRE

ENTRE EM CONTATO



E-mail:

contato@annedalponte.com.br

Telefone:

55+(41)-99933-2337

Endereço:

Rua Schiller, 1797
Hugo lange
Curitiba – PR

Mande uma mensagem